A festa da firma

As festas e confraternizações de final de ano são marcadas por um momento de comemoração e recompensa ao colaborador que se dedicou o ano inteiro pela empresa. Um momento de interação e descontração, considerado um prêmio de final de ano. Um evento associado a oportunidade de criar laços entre as equipes fortalecendo o sentimento de time e melhorando o ambiente de trabalho.  Uma festa motivacional! Mas será?

A esperada ‘’festa da firma’’ também é conhecida por um famoso nome: L.O. – Lazer Obrigatório. Para muitos, esta festa chega a ser mais desafiadora do que uma reunião de trabalho ou uma apresentação importante.

Primeiro de tudo: é uma festa porem obrigatória. Não é opcional. Parece que é, mas experimente não aparecer. Você terá que dar mais satisfação da sua ausência na festa a uma falta em dia de trabalho.

Em geral são na sexta feira a noite. Quem quer estar com os chefes em uma sexta feira a noite? Nem numa quarta-feira, quem dirá na sexta!

Roupa. Para o homem é fácil porque vai com a roupa do trabalho mesmo. E para a mulher? Ela vai com o look de trabalho, um vestido mais formal, mais informal, saia curta? E o cabelo? As festas começam entre 18h e 20h. Como ir ao cabelereiro?

Tem comida e bebida boa. Mas você pode tomar um porre? Sim, mas no dia seguinte vai amanhecer no RH. Ou sua empresa não é tão dura? Tudo bem, pode não ser demitido, mas ficara com uma fama por muito tempo. E sabe aquela promoção que você estava sonhando? Esquece. Ou seja, não importa se a bebida é boa. Você não poderá beber muito.

Musica. Em geral são boas e animadas. Mas não se pode dançar muito porque podem pensar que bebeu demais ou ate estragar sua imagem profissional. Mas se não dança, pode ser considerado desanimado e pouco socializador. Ou seja, dance, mas sem movimentos expansivos. E não dance ‘’a paradinha’’ nem tão pouco ‘’é o tchan’’. Só uma dica.

Paquera? Pode ate acontecer, mas se você não quer ser o assunto do corredor no dia seguinte, se controle.

Socialização: a etiqueta diz, seja sociável. Toda empresa reunida, seu chefe, o presidente, os diretores, portanto, é importante você mostrar que é bem relacionado com as outras áreas, que é simpático com todos, que sabe transitar com conversas entre todos os níveis. Ou seja, lá você tem a obrigação de mostrar suas habilidades interpessoais.

Resumindo: não sei qual roupa devo usar; a comida e a bebida são boas, mas não posso abusar; a música é agradável e devo dançar, mas só um pouco; é melhor não paquerar; preciso socializar e mostrar simpatia mesmo cansado do trabalho.

Então, que festa é essa que a empresa faz com tanto carinho, mas que não se pode aproveitar?

No fim, a festa fica para os estagiários. São jovens, não tem preocupações, não tem grandes responsabilidades, não são notados, não conhecem bem as pessoas e são novos nesse ambiente que te avalia da entrada a saída.

Portanto queridos estagiários, aproveitem, a festa é de vocês!

Imagem de pexels.com

7 comentários sobre “A festa da firma

  1. SARAH REGINA BUENO DE CAMARGO disse:

    No ” meu tempo”, Festa da firrrrrrrrma se resumia a entrega de presentes ,aliás muito top, para as crianças ,filhos de todos os funcionários !
    Festa para crianças com direito a comidas e bebidas !
    Funcionários apenas recebiam um excelente panetone e a alegria de seus filhos recebendo presentes que muitas vezes os pais não podiam comprar !
    Eu amava tudo isso e meus filhos pulavam de alegria .
    Obs : ninguém precisava ficar fazendo H , pegava os presentes e tchau !
    Bjsssssss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s