Quero amar meu trabalho

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida” disse o filósofo chinês Confúcio. Às vezes me questiono se é possível. Tantas pessoas em busca do trabalho perfeito, da alegria em acordar cedo para realizar ‘’algo grande’’, do sentimento de realização e satisfação. A busca por algo que talvez não exista.

Mas essa busca que vejo nas pessoas: se não tenho prazer em tudo o que faço, não me considero feliz no trabalho então mudo de emprego. Se o chefe novo é difícil, peço demissão. Se sou realocado de equipe, peço demissão. Se não gosto da nova atividade, peço demissão. Se não sou promovido na data esperada (e não espero muito), peço demissão. Qualquer parte do trabalho que não sai exatamente como imagino, peço demissão.

Não toleramos um momento difícil e sequer aceitamos que não acordaremos todos os dias dispostos para ir trabalhar. Posso amar o que faço, mas terão dias que vou sofrer para acordar as 6h. Vou perder a academia. Vou chorar por chegar as 22h em casa. Brigarei com meu chefe. Serei chamada a atenção. Discordarei da minha equipe. Terei vontade de jogar tudo para o alto. Vou me questionar. Vou rever meus objetivos. Momentos difíceis que existem até quando se ama o que faz. E está tudo bem. Não preciso pedir demissão.

Alguns tem a ilusão que outros trabalhos são mais fáceis e que poderiam ser felizes como os outros são. Um exemplo clássico são as blogueiras das redes sociais. Quem nunca se pegou pensando que seria um trabalho fácil. Viagens, roupas, festas, entrevistas, fotos. Mas como todo trabalho, existem horários, compromissos, exigências, riscos e cansaço. Não é todo dia que as pessoas querem viajar, dormir em hotéis, ir a festas, se arrumar, ficar longe de casa, da família. Não se iludam. Trabalhar é duro em toda profissão.

Ter prazer no trabalho não significa ser feliz o tempo todo, pois para fazer o que gostamos também temos que fazer coisas que não gostamos. E vão ocorrer contratempos no dia a dia, projetos e fases que vão nos esgotar. Entenda suas prioridades profissionais e as expectativas em relação a sua carreira para que você saiba até onde as dificuldades valem a pena. Mas todo trabalho terá momento difíceis.

Não esqueça que estamos falando de amor. E até no amor existem defeitos e desafios que precisam ser aceitos e superados. Não há perfeição. E mesmo amando seu trabalho, será um trabalho todos os dias.

Imagem de Turnpoint

6 comentários sobre “Quero amar meu trabalho

  1. Marco Ceriello disse:

    Eu simplesmente adoro os textos de vocês. Parabéns pelo trabalho.
    Particularmente me identifico muito com o texto de hoje.
    Recentemente comecei a trabalhar com o que eu amo, e sinceramente, não sinto que estou trabalhando mais.
    É claro que, assim como muito bem colocado no texto de vocês, existem momentos difíceis, dúvidas, coisas chatas para fazer e pessoas duvidando, mas a chave para seguir em frente e não se abalar com nada disso é ter um propósito.
    Quando temos um propósito e sabemos para onde estamos indo, e principalmente o porquê de estarmos indo, tudo fica mais fácil.

    Curtido por 1 pessoa

    • segundasim disse:

      Oi Marco, querido amigo! Tivemos o prazer de te conhecer pessoalmente e constatar o brilho nos seus olhos e vontade de seguir em frente com os seus sonhos. Esperamos que nossos textos continuem trazendo reflexões importantes e que te ajudem a seguir em frente! Fácil não será, mas o propósito nos faz ir muito longe! Um beijo.

      Curtir

  2. Sarah Camargo disse:

    Li e concordo plenamente.
    Qualquer situação durante nossa existência ,mas QUALQUER MESMO, vai ter o tempo de cansei de tudo isso!
    Não tem como, o jeito é procurar não levar nada tão à ferro e fogo, não analisar muito e quando bater a vontade de jogar tudo fora, sai pra dar uma volta no quarteirão sem sapatos!
    Bjs e nunca deixem de escrever!

    Curtido por 1 pessoa

    • segundasim disse:

      Oi Sarah! Isso mesmo. Nem sempre será fácil mas quem disse que seria? Vamos aprender com tudo e buscar a evolução sempre! Respirar fundo faz bem pra nossa saúde. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando que segunda já teremos post novo! Beijos

      Curtir

  3. Lalica disse:

    Que texto incrível!!!! Muito real e verdadeiro!!!
    Eu tive uma experiência de jogar tudo pro alto e fazer outra coisa, e por experiência própria, digo que hoje o caminho tem sido muito mais árduo do que o anterior, mas sem sombra de dúvidas (ai não sei se é assim que escreve esse ditado), eu amo muito mais essa opção do que a primeira…. e olha que tem momentos mtos difíceis, de saco cheio e tals…. mas nunca de “ai vou largar tudo e buscar outra coisa”.
    E eu vejo que no meu caso em especial, minha primeira escolha pra faculdade, não foi algo que eu refleti antes, eu simplesmente queria me formar em algo logo e ganhar dinheiro, perdi um certo de tempo com essa opção, mas acabei ganhando muita maturidade e experiência, o que hoje é fundamental para o que eu estou fazendo….
    Mas enfim, eu amei esse post.
    Muito bom o texto, excelente reflexão.

    Curtido por 1 pessoa

    • segundasim disse:

      Olá Lalica, que bom que se identificou com o texto!! Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, não é mesmo? Continue sonhando grande, que por mais que o caminho seja difícil o resultado também será muito mais gratificante. Obrigada pelo comentário e acompanhe sempre o blog que segunda tem mais post! Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s